T.O, é a sigla para Transformação Organizacional, um grupo de conhecimentos voltado ao gerenciamento de mudanças, que vai além do change management, criando diferenciais autênticos e eficazes por meio do desenvolvimento de novas capacidades operacionais, táticas e estratégicas, com impacto em pessoas, processos e tecnologia.
A partir da análise sistêmica da organização atual, da criação de um modelo ideal e de projetos de inovação, adapta a filosofia de gestão à novas realidades internas e a cenários tecnológicos, econômicos, sociais e ambientais futuros, de maneira a tornar a capacidade de mudança um diferencial competitivo singular da organização
T.O é um processo, por isso não pode ser resumido em atividades específicas como:
•Contratar um novo executivo.
•Desenvolver um site novo.
•Fazer posts ou vídeos nas mídias sociais.
•Fazer workshops para estimular o trabalho em equipe.
•Implantar um software.
•Investir em equipamentos mais modernos.
•Ministrar um curso “in company”.
•Mudar o layout do escritório.
•Utilizar uma nova tecnologia.
É uma mudança na maneira de pensar e agir de acionistas, líderes e colaboradores para que seja sempre possível adaptar-se às constantes mudanças dos mercados e do mundo.
Sua aplicação se dá em desafios organizacionais cada vez mais presentes, tais como:
•Ultrapassar a estagnação do crescimento.
•Sair na frente da concorrência.
•Amenizar a ansiedade das decisões num cenário tão incerto.
•Atingir lucratividade saudável.
•Tornar-se mais atrativa à investidores.
•Preparar-se para processos de sucessão ou M&A
Empresas que tentaram mudar por meio de consultorias especializadas ou apenas com o empenho de suas equipes de colaboradores e não obtiveram o resultado esperado não consideraram a T.O um processo complexo e arriscado.
Assista o vídeo e saiba mais sobre nosso trabalho na transformação de empresas e organizações.
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É comum empresas que depois de experimentar o crescimento do negócio se encontrem estagnadas.
Parecem ter atingido um teto nas vendas, ou mesmo quando vedem mais, tem lucros iguais ou menores.
Ao mesmo tempo, num ambiente de constantes mudanças, concorrentes diretos podem estar se movimentando mais rápido, ficando com uma parcela cada vez maior do mercado.
Surgem concorrentes inimagináveis de outros setores ou que nem mesmo existiam até ontem, inventando novos modelos de empresas disruptivas.
Diante de tantos desafios, empresas tradicionais paralisam ou movimentam-se freneticamente sem saber para onde, realizando contratações caras, treinamentos ineficazes ou investimentos desnecessários em tecnologia, o que em pouco tempo revelam-se improdutivos e sem resultado prático.
Existe naturalmente um sentimento de solidão na posição de líder que torna ainda mais difícil estar atento às novas tendência.
Diante de tantos desafios, surge também um profundo sentimento de angústia, pois ficar parado significar a morte e movimentar-se sem estratégia é um risco muito alto, que pode destruir um negócio de sucesso.
Diante da incerteza, a complacência se torna um forte vetor no sentido de manter o status quo, que é reforçado por todos os processos e sistemas presentes na organização, criando uma barreira quase intransponível para o surgimento de uma nova atitude diante do novo.
Apenas a criação de um sentido de urgência forte e autêntico, pensado estrategicamente pelos líderes da organização, é capaz de vencer a resistência e o medo, fazendo surgir vetores da transformação organizacional.
Vender a empresa, buscar investidores ou passar o bastão para um sucessor muitas vezes é pensado como uma saída para não enfrentar o tsunami de mudanças que a organização precisa promover.
No entanto, para qualquer uma destas alternativas a empresa precisará mostrar que é capaz de mudar, ou perderá boa parte do valor que construiu durante toda sua trajetória na mesa de negociação, ou pior, deixará um legado ruim para o sucessor.
Da mesma forma, investidores após um M&A tem grande chance de perder parte do valor projetado para a investida na mudança de gestão.
A T.O desenvolve habilidades que incrementam valor à empresa, gerando uma cultura inovadora, que faz de sua capacidades de se transformar uma vantagem competitiva com características próprias. Isso a torna mais atrativa à qualquer investimento, além de consolidar as bases para uma sucessão responsável e virtuosa.
“Quando perguntado qual o maior desafio que suas empresas terão de enfrentar na execução da estratégia ao longo dos próximos cinco anos, quase um terço dos gestores mencionou as dificuldades de adaptação às mudanças das circunstâncias do mercado.”
"Estudos constataram que entre dois terços e três quartos das grandes organizações apresentam dificuldades para implementar suas estratégias."
Harvard Business Reveiw; “Por que a execução da estratégia falha — e o que fazer a respeito”; Rebecca Homkes, Donald Sull, Charles Sull; 9 de março de 2015
Apenas 20% das empresas dizem que são eficazes em transferir pessoas para apoiar estratégias e apenas 22% dizem ser capazes de sair de negócios ou iniciativas ruins.
A maio parte dos orçamentos obedece a objetivos operacionais, por isso apenas 11% são destinados em média a objetivos estratégicos.
Nossa metodologia própria garante a mudança em todos os níveis: estratégico, tático e operacional.
Reinventar o hoje!
Reposicionar o negócio atual de forma a dar-lhe resiliência frente às mudanças que virão, diminuindo o tempo de reação para não sucumbir diante do novo.
Saber se transformar.
Capacidades de fazer uma transição natural de um modelo de negócio para outro.
Criar o amanhã!
Criar um novo motor de crescimento, sem mudar completamente de setor ou de área de atuação, reinventando o negócio de forma a criar uma nova dinâmica no setor que já atua.
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